A Feira

A Feira Cultural e Científica de Mantenópolis surgiu da junção de ideias de diversas pessoas. Professores do município, professores e apoiadores dos Institutos Federais do estado, pessoas ligadas a ONG's que fomentam a cultura de feiras científicas no Brasil e diversas outros indivíduos que contribuíram para que esse evento pudesse ser realizado.

Com o apoio do IFES São Mateus e dos organizadores da Feira de Ciências e Inovação Capixaba (FECINC), feira referência no estado do Espírito Santo, alguns professores de Mantenópolis participaram de um curso para formação de gestores de feiras científicas. A formação foi realizada pelo Instituto Tekoá, ONG que "busca contribuir com o avanço da pesquisa científica jovem." Nesse curso os professores foram impactados pela atmosfera e pelas experiências e decidirão tentar trazer esse impacto para seus colegas da cidade.

Com o intermédio de uma participante do curso, os organizadores da formação de gestores de feira juntamente com o Instituto Tekoá visitaram a cidade para conversar com as pessoas envolvidas na educação mantenopolitana. Essa visita concatenou ideias de feiras embrionárias que existiam nas diversas escolas do município, surgindo assim a possibilidade de realização de uma feira municipal. Dando o pontapé inicial para a criação da primeira Feira Cultural e Científica de Mantenópolis.

A FECCIMA teve sua primeira edição realizada no ano de 2022 com 40 trabalhos inscritos e mais de 500 visitantes.

No ano de 2023 a FECCIMA passa a ser feira afiliada da Fecinc e da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia). Além de realizar a feira de projetos, a organização do evento tem buscado fomentar a ciência no município durante todo o ano, trazendo palestrantes convidados e eventos de divulgação e popularização científica.

 

Nossa Meta

É atingir o maior número de escolas da região próxima ao município de Mantenópolis, ofertando assim, oportunidades para alunos, professores e gestores propiciarem um processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e protagonista.

Nossa ideia é que:

Ao propiciarmos esse tipo de metodologia, temoa a intenção de engajar professores, alunos e a comunidade para pensar sobre suas necessidades e potencialidades. Fazendo com que todos possam participar efetivamente da comunidade que qdesejam construir.